quarta-feira, 4 de abril de 2012

Estatísticas do 1º trimestre de 2012 mostram queda no número de assassinatos em SC no comparativo com 2011

Florianópolis – O número de homicídios dolosos em Santa Catarinaregistrou redução de 11,38%  no primeiro trimestre deste ano em comparativo com o mesmo período de 2011. Os números foram apresentados ao secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba, em relatório preparado pelo Núcleo de Geoprocessamento e Estatística, da Diretoria de Informação e Inteligência da SSP. Este ano, no período de 1º de janeiro a 31 de março, foram registrados 187 assassinatos contra 211 no ano passado.

As cidades de Florianópolis e Joinville, com 16 casos cada uma, e Palhoça, com 14 registros,  foram as que registraram o maior número de ocorrências de assassinatos. De um universo de 293 municípios, Santa Catarina registrou homicídio em 70 cidades, sendo que em 43 delas ocorreu apenas um assassinato.

O índice de resolução alcançou 48,40%. Um dado estarrecedor: percentual de  vítima e autor de crimes violentos com antecedentes policiais. No caso de vítima, este número chega a 62,77% com registros anteriores na polícia. Já com relação aos autores de homicídio, 78,64%possuem antecedentes criminais.

Para o secretário César Grubba, a estatística de homicídio, hoje, é o principal indicador de criminalidade utilizado no mundo moderno. “Homicídio é um crime que afronta o maior bem jurídico protegido pelo ordenamento pátrio, qual seja, a vida. O somatório de esforços das forças de segurança nos garante a continuidade e o aperfeiçoamento das políticas de prevenção e repressão”, disse o titular da Segurança Pública.

De acordo com o Núcleo de Geoprprocessamento e Estatística, da Diretoria de Informação e Inteligência da SSP,  os autores de crime são, de forma exponencial, do sexo masculino, com idade entre 18 e 24 anos, e com antecedentes criminais. Já as vítimas apresentam perfil semelhante – homens, com idade entre 18 e 24 anos e com antecedentes. Ainda segundo o relatório, o crime de homicídio em Santa Catarina é cometido, expressivamente, por arma de fogo, tendo como motivação a desavença e o tráfico de drogas e acontecem, em sua maioria, em via pública e de forma secundária na residência da vítima.

Os homicídios acontecem principalmente nos finais de semana. Para os pesquisadores, a maior incidência de homicídios nesses dias se explica pelo consumo de drogas e álcool, que funcionam como desencadeadores de comportamentos violentos, bem como a presença das vítimas s em suas casas. Os assassinatos acontecem com mais relevância no período compreendido entre 18 horas e meia-noite. Dos 187 assassinatos, 88% das vítimas são homens e 12% mulheres.

Fonte: AI/SSP

Redes Sociais.
Facebook: Lucas Sernajoto
Twitter: @LucasSernajoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário