A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca apresentou, na última semana durante o Seminário Estadual de Líderes Rurais, na Expolages 2012, a Guia de Trânsito Animal via Internet (e-GTA). O documento oficial é utilizado para movimentação de animais vivos dentro de Santa Catarina e para outros estados. O novo sistema, que será inserido no site da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (Cidasc) nos próximos meses, estará integrado à Plataforma de Gestão Agropecuária do Governo Federal.
- Cada vez mais pessoas dispõem de computador e internet, e os criadores catarinenses economizarão um tempo precioso, além de usufruir de um sistema que garantirá maior credibilidade e nos dará mais ferramentas para sustentar nosso status sanitário que é referência em todo país - disse o governador Raimundo Colombo durante o Seminário.
O governador parabenizou a equipe da Secretaria da Agricultura e da Pesca e da Cidasc pela apresentação do programa e ressaltou a desburocratização que o sistema vai trazer para os catarinenses.
Na ocasião, o governador falou sobre os avanços do agronegócio em Santa Catarina, os desafios a serem superados e as perspectivas para os próximos anos.
- Criamos programas para auxiliar a agricultura e a pecuária, e os resultados já estão refletindo positivamente na economia. Ainda há um longo caminho a ser percorrido. Precisamos aumentar a produção de carne e leite, por exemplo, mas com união e dedicação conseguiremos tornar o estado cada vez mais competitivo - comenta o governador.
O secretário João Rodrigues ressaltou que o novo sistema será inicialmente implantado na região de Lages e no início de 2013 em todo Estado. Rodrigues lembrou que Santa Catarina é único estado livre de febre aftosa e com ações como a implantação do e-GTA estará facilitando a vida do criador catarinense que poderá em qualquer horário e dia da semana, solicitar o documento para transportar animais vivos no Estado.
- Para isso ele terá que ter um cadastro na Cidasc e um equipamento de internet para solicitar o documento - finaliza João Rodrigues.
Fonte: Tudo Sobre Xanxerê
Nenhum comentário:
Postar um comentário