As empresas estão sentindo necessidade de inovação como forma de competitividade. Mas como fazer uma equipe toda entrar em sintonia e mantê-la sempremotivada a criar e inovar? Seria muito mais simples se houvesse uma manual de consultas onde todas essas respostas estivessem organizadas de A a Z em formato de fórmulas prontas para serem aplicadas. Mas além de fórmulas e passes de mágicas, as organizações, mais do que urgente, precisam entender que seus colaboradores são movidos por um propósito, pordesafios e motivação. E não adianta apostar somente na motivação remunerada (que também é importantíssima e não deve ser ignorada) ou apenas em cesta de natal e churrasco de fim de ano. A motivação por esses meios é passageira e acaba logo.
Segundo a revista Americana “Inc” existem algumas dicas que podem ajudar no quesito motivação além da remuneração. E podem confiar, além de mais barato para a empresa (muitas vezes sem custo algum), o resultado é mais duradouro. Para o empreendedor ou presidente de uma empresa que ainda está um pouco perdido em relação a isso, eis aqui algumas dicas funcionais para motivar sua equipe a inovar (apenas com esforços internos):
  • Não economize elogios. Está para nascer aquele que não se sinta bem diante de boas palavras direcionadas aos seus projetos, trabalhos e empenho. Vinda de cima então, o resultado aparece depressa e seu prazo de validade é estendido.
  • Faça com que suas ideias sejam assimiladas pela equipe. Pessoas no geral não gostam que alguém diga a elas o que fazer e como fazer o tempo todo. Em vez disso, diga apenas o que você quer que seja feito de maneira que seus colaboradores venham com sugestões para chegar ao resultado final. Isso dará a cada indivíduo a sensação de ter contribuído com a ideia. Transforme a frase “eu quero que seja feito assim” em “você acha que é uma boa ideia se fizermos deste jeito?”. Além da sensação de liberdade, os estimulam a pensar e criar um leque de possibilidades.
  • Ofereça oportunidades para que todos sejam lideres. Enfatize os pontos fortes de cada um e deixe bem claro que são essas características que você quer que sirva de espelho para o restante da equipe. Não esqueça que as suas atitudes também servem como exemplo, portanto mantenha-se em constante vigilância.
  • Seja transparente. Divida com seu pessoal as alegrias e também as tristezas da companhia. Quando a empresa for bem, divida e comemore com todos. Essa é uma das maneiras de mostrar a gratidão pelo trabalho realizado. E quando a situação for negativa, também compartilhe. Se você espera que seus funcionários tenham um ótimo desempenho, faça com que eles saibam em que situação está a organização. Seja honesto, você não tem nada a perder.
  • Facilite a capacitação da sua equipe, mostre através de ações o quanto a empresa valoriza e investe no aprendizado. Um funcionário motivado a procurar aperfeiçoamento profissional pode ser considerado o tesouro da companhia. O capital intelectual hoje em dia é a chave para a evolução da produtividade. Além de todo conhecimento que o colaborador estará adquirindo e aplicando em seu dia a dia, o fato da empresa mostrar-se preocupada com sua evolução, pode dar um upgrade na realização de seus projetos.
Comece agora! Não basta apenas entender como funciona e deixar que só a teoria aponte os resultados. Elogie sempre quando um projeto for bem executado, direcione e indique o melhor caminho para se alcançar um objetivo, pense no grupo e encoraje todos, mostre a importância que cada um tem dentro da equipe e faça com que todos se apaixonem pelo trabalho. A criatividade e a produtividade estão diretamente ligadas à motivação. E lembre-se: a motivação precisa estar relacionada com a valorização do funcionário. Faça dele parte integrante da sua empresa e não apenas mais um seguidor de regras.
Fonte: Portal Ideia MKT