quinta-feira, 15 de março de 2012

NOVA ERA, NOVAS MÍDIAS

A publicidade tradicional perdeu espaço para as novas mídias. A verba de marketing para as mídias de massa, como a TV, o rádio e as mídias impressas, vem diminuindo. Enquanto isso, a procura por novas mídias ganha cada vez mais adeptos. A internet ganhou força como meio e hoje possibilita uma comunicação ativa. Através dela, o papel do consumidor mudou. Se antes era apenas um receptor sem poder, agora ele está no controle, o que torna a situação muito mais agradável para o usuário do que para as empresas.
A cada dia mais empresas entram na rede e este fato pode ser explicado pelo entendimento dos benefícios do meio, mas também, pela maneira equivocada como essa prática é vista. Algumas empresas fazem seus sites, fanpages ou perfis no Twitter só porque o concorrente já tem ou porque o assunto está cada vez mais em voga.
No entanto, se a entrada na rede não estiver baseada em uma estratégia bem definida, a ação pode trazer sérias consequências para a empresa, como a perda de mercado pelo conteúdo exaustivo e descuidado, falta de checagem de links e do próprio conteúdo antes da publicação, falta de monitoramento e de relacionamento com o cliente, sendo esse último o principal benefício que a rede traz.
Estar na rede só porque a concorrência está é um erro gravíssimo para as empresas. Uma marca deve desenvolver uma página com estratégia, sabendo o que será postado em curto prazo, atualizado-as com conteúdos relevantes, além de muito diálogo. Só dessa forma as empresas conquistarão alguma vantagem, os usuários estarão satisfeitos e continuarão conversando e interagindo com a marca.

Por Vanessa Marinelli, publicitária. @VanMarinelli
www.blogmidia8.com

Um comentário:

  1. Monitoramento, conteúdo relevante, gestão.
    Não basta ter presença online, precisa ser planejada e constante.
    E ainda: a internet é um MEIO DE COMUNICAÇÃO e para trabalhar corretamente e seriamente nela, é preciso conhecimento técnico e teórico. O sobrinho, com toda certeza, não sabe fazer como precisa ser feito.

    ResponderExcluir