sexta-feira, 30 de março de 2012

Guia apresenta as 10 melhores práticas para jornalistas nas redes sociais

Com um crescimento de consumo informacional cada vez mais evidente via redes sociais, a ASNE (America Society of News Editors) lançou um guia que visa orientar os profissionais de imprensa e as empresas de comunicação no relacionamento com o público através das redes e mídias sociais, além de ressaltar os perigos que esses meios imputam.

Segundo o Centro Knight, a ASNE afirmou em um comunicado que "as plataformas de mídia social continuam a surgir como ferramentas essenciais de coleta de notícias. Elas oferecem oportunidades estimulantes para jornalistas coletarem informações e para organizações jornalísticas ampliarem seu alcance. Mas elas também carregam desafios e riscos. O cumprimento de regras draconianas dificulta a criatividade e desestimula o espírito de abertura que floresce em redes sociais. Mas, permitir uma liberdade descontrolada para todos abre as portas a possíveis problemas e deixa as organizações vulneráveis a comentários de funcionários que tuítam antes de pensar".

Confira as 10 orientação sugeridas pela entidade:

  1. As regras tradicionais da ética ainda se aplicam online;
  2. Assuma tudo que você escreve online se tornará público;
  3. Use a mídia social para interagir com os leitores, mas pautado pelo profissionalismo;
  4. Dê “furos” de notícias em seu site, e não no Twitter;
  5. Esteja consciente da pluralidade de opiniões na internet;
  6. Investigue sempre qualquer coisa encontrada em um site de redes sociais;
  7. Sempre se identifique como jornalista;
  8. Lembre-se que as redes sociais são ferramentas de trabalho, não brinquedos;
  9. Seja transparente e admita prontamente qualquer erro online;
  10. Mantenha os assuntos internos, sem divulgá-los.

Com informações da ASNE e Centro Knight.
 
Fonte: Blog Mídia 8


Acesse o Artigo Original: http://www.blogmidia8.com/2010/06/8-mudancas-que-estao-agitando.html#ixzz1qeQ5dlnu

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